Available in other languages:
Com o lançamento da série digital ORT230/240, a Sensor Technology criou novos padrões de desempenho para transdutores óticos rotativos de binário. Estes novos sensores óticos rotativos de binário digitais são ideais para aplicações onde ser exige um binário muito baixo e/ou uma grande largura de banda, garantindo uma medição precisa e dinâmica de binário rotativo e estático desde 100Nm e para larguras de banda de até 50kHz.
Os novos dispositivos ORT 230/240 substituem a série E200 ORT da Sensor Technology, beneficiando de uma eletrónica completamente nova que garante melhorias significativas a nível da resolução, resposta de frequência, consumo reduzido de corrente do sensor e uma taxa de transferência de dados digitais mais rápida.
A capacidade de alta velocidade vem de uma inércia inerentemente baixa, visto que a eletrónica não está afixada ao eixo, enquanto que a operação sem contacto garante uma vida útil longa e fiável (acompanhado pela garantia vitalícia da Sensor Technology), com uma elevada precisão. O princípio da operação ótica também garante uma excelente imunidade ao ruído.
Os sensores da série TorqSense ORT 230 garantem saídas analógicas de voltagem ou de corrente fixas – uma para binário e uma para velocidade ou potência. O TorqSense ORT 240 oferece duas saídas analógicas de voltagem ou de corrente selecionáveis pelo utilizador – uma para binário e a outra para velocidade, potência ou binário de pico – mais saídas digitais incluindo RS232, CANbus e USB para servir de interface para os instrumentos modernos e computadores portáteis. O ORT 240 permite aos utilizadores ligar até 10 transdutores por USB e o software de configuração do transdutor permite efetuar alterações às variáveis do transdutor.
Funcionalidades de ambos os dispositivos incluem os auto-diagnósticos para registar se o binário, a taxa de velocidade ou a data de calibração foram excedidos, enquanto que sensores incorporados monitorizam a temperatura do eixo para uma melhor compensação e precisão. O dispositivo também oferece uma saída de “estado do sensor” simples.
Para complementar estes produtos temos o software TorqView da Sensor Technology, que oferece um pack de monitorização avançada de binário, fácil de utilizar, para PCs Windows, que ajudam na apresentação e gravação de dados. Este oferece um gráfico em tempo real e é compatível tanto com o Matlab como com o Excel. Para além disso, o LabVIEW VI está disponível para os utilizadores conceberem as suas próprias aplicações de controlo de processos e o DLL está disponível para os utilizadores que desejem escrever o seu próprio software personalizado.
Estes sensores óticos rotativos de binário mais recentes são uma importante extensão da gama de monitorização de binário da Sensor Technology e oferecem uma solução alternativa quando os requisitos de binário reduzido ou largura de banda evitam a utilização dos produtos mais económicos TorqSense baseados na SAW.
Sensores óticos rotativos de binário usam um conjunto de grades afixadas, com uma curta distância entre elas, num eixo sensível à tensão para modular uma fonte de luz. Conforme é aplicado binário no eixo, surge uma ligeira torção que altera o alinhamento das grades e, consequentemente, altera a luz que é transmitida para um detetor. A utilização desta técnica resulta num transdutor que é capaz de detetar binário de forma bi-direcional e possui uma rápida resposta mecânica e elétrica, uma inércia reduzida e uma liberdade completa de escovas ou eletrónica complexa.
A inexistência de mecanismo de escovas permite uma operação de alta velocidade com uma taxa contínua padrão de até 30.000rpm. Estão disponíveis mais aumentos em rpm, dependendo do tamanho do eixo. O eixo de binário é de baixa conformidade ½° de torção máxima no transdutor mais pequeno e ¼° do máximo nos transdutores maiores, na deflexão total. Qualquer binário total pode ser especificado dentro de uma gama de 10mNm a 100Nm.